fbpx
Antes de iniciar seu projeto React Native

Vai desenvolver um aplicativo móvel com o React Native? Este post vai ajudar a entender como funciona e como começar.


React Native é um dos melhores Framework para desenvolvimento móvel. Mantido pelo Facebook e uma comunidade em super crescimento, os desenvolvedores quase não enfrentam problemas com falta de documentação ou bibliotecas personalizadas gratuitamente. Tem algumas coisas que podem ajudar você a criar um aplicativo mais sólido e, especialmente, tornar seu desenvolvimento mais interessante.

react-native

Então, esses são alguns fatos já bem conhecidos se você desenvolve em React Native.

  1. React Native é uma das melhores e mais rápidas ferramentas de desenvolvimento de plataformas móveis.
  2. Você escreve uma vez, constrói para qualquer plataforma móvel.
  3. React Native é desenvolvido e mantido pelo Facebook.
  4. Existem tantas bibliotecas, dependências para auxiliar os recursos do seu aplicativo móvel.
  5. e assim por diante…

Se você está indo para o seu projeto móvel, você precisa se concentrar em algumas coisas que irão garantir que o projeto vá bem e facilite o seu desenvolvimento. Isso será importante, independentemente do fato de o React Native ser a plataforma que você vai usar.

Primeiro, defina seu escopo e recursos.

Você terá que definir o escopo do aplicativo e a lista de recursos. Faça isso antes mesmo do comandoreact-native-init. Você precisa coletar informações sobre…

  • Quais recursos estão lá. Recursos ajudam na decisão da interface do usuário e UX para o aplicativo.
  • Como sua aplicação parece no final. Se você quer fazer um aplicativo como o iFood, AirBnb, WhatsApp ou Gmail.
  • Escreva um detalhamento dos recursos. Anote-os em qualquer prioridade. Você não poderá desenvolver muitas partes de uma só vez. Portanto, faça os recursos mais importantes e essenciais primeiro, como um MVP.
  • Etc. (Podem indicar mais algo que seja importante?)
react-native

UI – Interface de Usuário

Pesquise e decida qual UI será mais atraente para seu aplicativo. Há muitos modelos de UI por aí. Então é melhor decidir sobre um antes de começar a desenvolver. Se você estiver com problemas, use uma ou duas ferramentas de rascunho para UI, editores de imagem que ajudarão você a entender os diferentes layouts e UI.

Por exemplo, você pode optar pelo design padrão, design de material, design de bootstrap ou outros designs personalizados. E também pode haver diferentes tipos de navegação no aplicativo. Pode ser uma navegação de gaveta, navegação por abas, rolagem infinita, etc. Melhor decidir tudo isso e obter o design na sua cabeça primeiro.

Descubra quais bibliotecas de terceiros serão desejadas

React Native pode ser bom o suficiente para o seu celular, mas pode haver casos em que você precisa de uma biblioteca de terceiros. Normalmente, quando você deseja adicionar algo ao seu aplicativo, você irá pesquisar no Google se houver um pacote npm para isso. Descubra o que eles são. Pelo menos, verifique se as bibliotecas de terceiros para os principais requisitos de seu aplicativo estão lá. Também tenha em mente para verificar se eles têm suporte contínuo. Não se esqueça de verificar seus repositórios do GitHub e o número de problemas atuais.

Tome cuidado para não utilizar um pacote que não será mais compatível com as versões futuras do React Native. Você vai ter dor de cabeça para corrigir os pacotes quebrados, ou substituir a biblioteca por outra que tenha o mesmo objetivo.

Escreva Componentes React Native para sua aplicação

A reutilização de código é um dos princípios da engenharia de software. Portanto, use isso no React Native escrevendo Componentes. De fato, usar componentes é o conceito-chave em React e React Native. Você pode usar componentes para muitas coisas.

  • Você pode introduzir comportamentos específicos a um componente existente e usá-lo como um novo componente.
  • Você pode envolver um conjunto de componentes em um único componente e usá-los como um componente único.
  • Componentes reduzem a complexidade no código.
  • Componentes podem ser usados ​​quando temos adições dinamicamente alteradas para componentes.
  • etc (Adicione suas razões para escrever Componentes React Native)

Eu uso componentes para quase todos os elementos da interface do usuário que desenvolvo. Em minhas aplicações, eu uso material-ui que não está por padrão no React Native. É preciso instalar esses estilos e comportamento nos componentes. Botões, caixa de texto, select de data e hora, de anexos, divisores, cabeçalhos, etc. como componentes que tornam o código menos complexo, facilmente legível e dinamicamente atualizável.

react-native

E os testes…

Os testes garantirão que seu aplicativo permaneça estável. Por isso, certifique-se de cobrir todos os aspectos da sua inscrição escrevendo testes. Testes de unidade, testes de UX são essenciais para qualquer aplicativo móvel. Existem muitos frameworks de testes, tutoriais, por isso não hesite em começar a testar sua aplicação.

Construa sua aplicação ocasionalmente

Você deve estar construindo sua aplicação em várias fases. Então, o mais importante, não se esqueça de criar seu aplicativo ocasionalmente. A principal razão para fazer isso é identificar o menor motivo para o desenvolvimento do seu aplicativo, se houver algum. Especialmente, se você estiver escrevendo seu aplicativo para Android e iOS, certifique-se de criar o aplicativo para ambas as plataformas.

Se certifique de que ambas as construções sejam seguras após cada adição de biblioteca / componente. Porque quando construímos para as duas plataformas, Android e iOS, às vezes encontramos problemas relacionados a apenas uma plataforma. Preciso desenvolver sempre fazendo os testes de execução para não perdermos tempo lá na frente.


O React Native é incrível, mas precisamos tomar cuidado com algumas partes pra não travarmos e fazer que seria um ganho de produtividade em uma bagunça. Portanto, certifique-se de seguir a maneira correta de fazer isso, antes de iniciar seu projeto React Native.

🙂

Conheça o curso DevReactJs.
CRIE APLICAÇÕES PROFISSIONAIS EM REACTJS E REACT NATIVE EM APENAS 45 DIAS.
No DevReactJS, você vai do zero à entrega aplicações profissionais em React. As aulas trazem toda a experiência do instrutor, que utiliza ReactJS e React Native diariamente em projetos dentro e fora do Brasil.

Participe do nosso grupo no WhatsApp Mercado de TI


=====================================
SE CONECTE COMIGO:
• Facebook: https://facebook.com/mercadodeti
• Instagram: https://instagram.com/mercadodeti
• Grupo no WhatsApp: https://mercadodeti.com.br/zap-mercadodeti
• Blog: https://mercadodeti.com.br
=====================================
➡️️ Livro Grátis: Guia Completo Para Os Negócios Online: https://mercadodeti.com.br/download-ebook-guia-dos-negocios-online
➡️️ Treinamento Completo Para Seu Negocio Online: https://mercadodeti.com.br/link-montar-um-negocio-online
=====================================

Tags: | | | | |

Faça parte da Lista VIP

Você receberá conteúdos exclusivos sobre Programação e Tecnologia que te levarão para o próximo NÍVEL!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: